quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Obras de batolomeu Campos de Queirós


  • Minerações
  • Apontamentos
  • O Raul e o Luar
  • Correspondência
  • Cavaleiros das Sete Luas
  • As Patas da Vaca
  • Estória em Três Atos
  • De Não em Não
  • Escritura
  • Flora

Biografia de Bartolomeu campos de Queirós

Nascido em 1944, viveu a infância em Papagaio(MG). Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes e membro do Conselho Estadual de Cultura, ambos em Minas Gerais, sendo também muito convidado para participar de júris e comissões de salões, além de curadorias e museografias.
Idealizou o Movimento por um Brasil Literário , do qual participava ativamente. Por suas realizações, Bartolomeu colecionou medalhas: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais). Recebeu, ainda, láureas literárias importantes, como Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Jabuti, FNLIJ e Academia Brasileira de Letras.
Faleceu em 16 de janeiro de 2012, na cidade de Belo Horizonte, em decorrência de Insuficiência renal

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vinicius de Moraes

nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro de 1913. Filho de funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz. Desde cedo já mostrava interesse na poesia. 
     Ingressou no colégio jesuíta, Santo Inácio. Entrou para o coral da igreja, onde aprendeu mais sobre música e suas habilidades musicais. Em 1929 iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. 
    Em 1933 publica "O Caminho para a Distância", não exercendo a advocacia. Foi estudar em Londres.
    Vinicius casou-se nove vezes e teve 5 filhos. 
    De volta para o Brasil, Vinicius dedica-se a poesia e a música popular brasileira. Fez parcerias com: Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hayme, Carlos Lyra, e Chico Buarque. Entre as músicas principais estão: Aquarela, Garota de Ipanema, A Casa, Gente Humilde, Eu Sei que Vou te Amar....
    Vinicius compôs poesias profundamente cristãs, como " O Caminho para a Distância" , e em "Forma de Exegese". Também em algumas poesias se ressalta as mulheres e o amor, como em: " Ariana, A Mulher". 
    Marcos Vinicius de Mello Moraes morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral. 

Frei Betto


Autor de 52 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.
Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Em 1986, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o prêmio Juca Pato por sua obra “Fidel e a religião”. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de "Melhor Obra Infanto-Juvenil" de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez com o Jabuti, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra “Típicos Tipos – perfis literários” (Editora A Girafa).
Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PIN

Neste ano lemos o livro Pin. Amei ler por que é divertido e sabe quando você gosta de um livro e não consegue Parar de ler ? então, esse é a sensação de ler este livro. Vale muito a pena, é divertido, legal alguns suspenses que você fica até curiosa(o). Leem vocês vão se encantar

Família-Santuário da Vida

O colégio São paulo decidiu reunir as famílias de alunos e  alunas para um evento bem divertido no dia 11/08/12.
Para complementar entrevistamos as oficinas  que tinham no evento:
 Oficina de pipa : O monitor nos informou que era questão de minutos, era bem fácil mas para isso você precisava estar disposto .
Pintura de rosto : para fazer as pinturas voce tinha que ser um verdadeiro artista mas quando a muitora começou não sabia nada. Mas foi com o tempo ela aprendeu
Oficina de vaso de flor :  queria saber por que tiveram a ideia de fazer essa oficina  , me responderam que  as famílias tem que aprender que não precisa ser artista para pintar um simples vaso  mas também para juntar as famílias umas das  outras.
Tinha muita comida gostosa  como: churrasquinho , algodão- doce cachorro quente e muito mais !
Depois dessa pesquisa toda  queríamos saber a opniao das famílias. Me disseram que foi um incentivo muito bonito da escola  que a festa ta muito gostosa e da para se divertir!     

   
                                                                           Futebol de sabão
                                                     PIPOCA E TORTA DOCE
                                                             CULINÁRIA
                                                                 Quick
                                                                  pintura
                                                                   ARTES
                                                   ALGODÃO DOCE

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A cidade a onde moro

A cidade a onde eu moro tem muitas ,casas, prédios,arvores. E um grande movimento de carros e motos.Mais como todas as cidades também tem coisas ruins como roubo muito lixo.Mais uma das coisas que eu mais gosto e o shopping . Se eu fosse você não perderia tempo e viria logo para ser as montanhas e lagoas .

Resumo do livro viagem ao centro da terra

O professor Lidenbrock, era um cientista, que se envolvia muito em seus trabalhos, e descutia seus assuntos. Quanto se trata de descobertas, ele passa dias estudando, e até faz jejum. Ele é um grande colecionador de minerais. O professor, tinha um jovem sobrinho, chamdo Axel.
     Axel, era seu sobrinho, mas diarimente Lidenbrock, o tratava mesmo com aprendiz dele, o que dizia ser. Ele era apixonado por Grauben, seu amor. Era um rapaz, muito curioso, mas achava meio esquisitas as descobertas de seu tio, e ás vezes ficava meio caldo, para não arrajar confusão com o professor.
     Os dois moravam em Hamburgo, na Alemanha.
     Em um dia muito comum, Lidenbrock, chega na sala todo animado. Essa felicidade tratava-se de um livro que ele havia adquirido na biblioteca, um livro cientifico, narrando diversos assuntos.
     Enquanto lia, caiu do livro de mais de setecentos anos, um manuscrito de letras runícas, parecendo muito antigo. Aquele manuscrito não era de sua língua. O professor ficou curioso:
    - Axel! Venha cá, o que é isso? Tente decifrá-lo!
    Axel ficou meio confuso, não sabia muito bem a origem nem a lingua de que se tratava, mas isso não parou por ai. Lidenbrock quando viu o manuscrito não parou e passou dias tentando desvendar aqule enigma. 
    O rapaz já estava cansado das maluquices de seu tio. Mas naquela tarde, tiveram uma surpresa. Aquele manuscrito, mostrava uma revelação bombástica para a ciência, e quem desvendou isso foi Axel. O manuscrito, era de um cientista islandês, Arne Saknussemm, que dizia assim:
     " Deça a cratera do Yocul de Sneffels, que a sombra do Scartaris, vem acariciar, antes do início de julho, audacioso viajante e você chegará ao centro da Terra, foi o que eu fiz. Arne Saknussemm".
     O professor se espantou e se alegrou, já Axel achou uma falsidade:
   - Viajar ao centro da Terra! Axel isso é maravilhoso! Sou grato a esse fabuloso cientista nos dar essa descoberta! Vamos amnhã mesmo viajar para a Islândia! E sem demoras!
   - O que tio? De jeito nenhum!
    Ele preferiu não descutir, mas lamentava ter que ir junto, foi até falar com Grauben, a sua amada que o fez ser forte e partir, deixando sua empregada Marthe e seu amor.
    Ao chegar com suas bagagens, que levavam alimentos, instrmentos, armas e claro muita água, o professor vai até uma loja comprar mais outros instrumentos, e vê, um professor chamado Fridriksson, com quem converssou e os deu a dica de contratar Hans como guia da caminhada ao centro da Terra. 
    Hans foi um nativo fiel, meio caldo, que não dava palpites mas o ajudou muito a vencer obstáculos.
    Percorreram vários trechos, com os cavalos, se ospedaram em casebres alojados por tabalhadores das redondezas, e chegaram durante muitos dias de caminhada, ao Sneffels. 
    Era uma montanha, muito alta, e íngrime.
    Lá era um vulcão. Axel achou loucura passarem dias e meses abrigados lá, só para chegarem ao centro da Terra, achava que eram fantasias de seu tio, mas para ele era um assunto muito sério.
    Hans não deu nenhum palpite, como sempre ficou caldo, de braços cruzados e conduziu os viajantes.
    Passaram se algum tempo e eles continuavam lá, só subindo e descendo o Yocul de Sneffels. Em um dia, Axel se perdeu de seus companheiros, sofreu muito, pois havia entrado pelo labirinto errado e passado pelo córrego. Depois de certo tempo, algumas horas, o garoto ouviu a voz de seu tio, e correu para seu encontro.
     Os navegantes, acharam uma praia subterrânea, e prepararam uma jangada para seguir mar a fora em busca de seu destino.
     Encontaram várias dificuldades como as fortes tempestades, que deixaram as bagagens e outros instrumentos serem perdidos. 
     Os três, também se surpreenderam por uma mordida na madeira da jangada preparada por Hans, e logo perceberam que naquele mar havia ictiossauro e plesiossuro, dois grandes inimigos que se enfrentavam com cada um de diferentes formas de animais.
     Chegaram em uma ilha vulcânica, que Lidenbrock deu o nome de Axel, em homenagem a seu sobrinho.
     Eles explodiram com dinamite a rocha que limitava a passagem e enfrentaram obstáculos, pois começou a ter um temporal e as ondas aumentaram.
     Quando haviam se recupedo do acontecimento sofrido, perceberam que algo de errado estava acontecendo. Eles estavam subindo no vulcão, a uma velocidade muito grande. Por causa desse acontecimento, o calor subia cada vez mais.
    Quando observaram, tinham saído por outro vulcão na Sicília, no Mediterranio.
    Axel observou que a bússola marcava o norte em vez do sul. Ela estava errada!
    O professor e seu sobrinho estranharam, mas logo perceberam que enquanto houve a tempestade e a erupção do vulcão, a bússola mudou o sentido.
    Os dois amaram ir ao centro da Terra, e claro, com essas descobertas Lidenbrock, virou um professor de grande sucesso e Axel seu sobrinho, como sempre seu aprendiz, ou seja, aprendiz de um cientista muito famoso.     

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conto de Mistério.


   O desaparecimento

Em um dia chuvoso uma menina muito tímida chamou seus amigos para uma festa em um sítio.Muito animada foi comprar com a sua mãe coisas da festa: balão,confetes,balas,chicletes,salgados,doces e mais um tanto de coisa.
 No supermercado a menina,que se chama Tiffany,saiu de perto da sua mãe para pegar os balões e sumiu. 
 Sua mãe desesperada foi procurar sua filha que não voltava mais. Olhou em todos os cantos e pediu para os seguranças a ajudar a procurar.Ninguém encontrou nada. Depois de tanto procurar,Dyana, a mãe da Tiffany , resolveu ir para casa. Chegando em casa, pegou o telefone e sua agenda telefônica e começou a ligar para a casa de TODAS as amigas mas ninguém sabia de nada.
 Dyana, já arrancando os cabelos,  liga pra polícia e coloca as fotas da filha na internet para as pessoas ajudarem a procurar.
 Vai a delegacia falar com o delegado. Ele diz que vai ajudar na busca. Pediu todos os dados da Tiffany e a mae deu.
 Procuraram, procuraram, mas nao descobriram nada

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jules Gabriel Verne

Jules Gabriel Verne, conhecido popularmente como Júlio Verne foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Nantes em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens (França). Ganhou grande destaque no cenário literário internacional através de suas novelas de aventuras que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
Júlio passou a infância com a família na cidade de Nantes. Por ser uma cidade portuária, alguns biógrafos do escritor afirmam que Júlio Verne adorava ficar olhando os navios chegarem e partirem. Este fato pode ter estimulado seu gosto pelas aventuras e viagens.
No início da fase adulta, foi enviado pelo pai para a cidade de Paris com o objetivo de que estudasse Direito e seguisse assim a mesma carreira do pai. Porém, na capital francesa passou a desenvolver grande interesse por teatro e literatura.
Deixou de lado o estudo das leis, fato que lhe causou o corte da ajuda financeira que vinha regularmente do pai. Para sobreviver, passou a trabalhar como corretor de ações. 
Em 1857, se casou com Honorine de Morel, uma viúva com dois filhos. Em 1861, teve um filho com ela que se chamou Michel Jean Pierre Verne.
No começo da década de 1860, já bastante familiarizado com setores da intelectualidade francesa, entrou em contato com os grandes escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas.
Em 1863, foi publicada sua primeira grande obra: "Cinco Semanas em um Balão". A obra fala sobre uma viagem em um balão de hidrogênio sobre o território africano. Júlio Verne mostrou, nesta obra, importantes aspectos geográficos, culturais e até mesmo sobre a vida animal da África. As informações contidas no livro, e que muitos julgavam ser fictícias, vieram das pesquisas feitas por Júlio Verne e também se sua rica imaginação. Com esta obra, Júlio Verne passou a ser famoso, além de ganhar um bom dinheiro que lhe garantiu estabilidade financeira para escrever outros livros.
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura se expandia e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. Sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspectos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
Principais obras de Júlio Verne:
 - Cinco semanas em um balão - 1863
- O capitão Hateras - 1864-1867
- Viagem ao centro da terra - 1864
- Da Terra à Lua - 1865
- Os filhos do capitão Grant - 1866-1868
- Vinte mil léguas submarinas -1870
- Os conquistadores - 1870

Pedro Bandeira


Pedro Bandeira de Luna Filho (1942) é escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Se destacou com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu, entre outro, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro.
Pedro Bandeira nasceu em Santos, São Paulo, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para a capital, onde estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.
Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 1962, já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na Editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livros infantis.
O primeiro livro "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, fez um grande sucesso. Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes, que ele considera seu público alvo, que se consagrou.
Desde 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. Ele escrevia para revista de adolescente e para publicações técnicas. Foi aprendendo a criar um estilo para cada público.
Estudou psicologia e educação para entender em que faixa etária a criança acha o pai herói, com qual idade acha ele um idiota e quando está pronta para questionar tudo e todos. "Sem esse conhecimento é impossível criar um personagem com o qual o leitor que você pretende atingir se identifique". A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida.
Criatividade nunca faltou ao santista, mas quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler mensagens e cartas que recebe semanalmente de seus leitores de todo Brasil. "As vezes tiro idéias das cartas porque o conteúdo das mensagens são os mais diversos. Tem quem pede conselho sentimental, outros dizem que não se dão bem com os pais e já recebi até carta de presidiário. Tento responder a todas".
Pedro Bandeira é o autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.
Já escreveu mais de 50 livros, entre eles a série "Os Karas", "A marca de uma lágrima", "Agora estou sozinha...", "A hora da verdade" e "Prova de Fogo".

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Bernardino de Campos, em 2 de dezembro de 1951.Dedicou-se sempre a escrever. Em televisão apareceu em 1989, assinando a novela: 'Cortina de Vidro", no SBT. Depois foi para a TV Manchete, mas como tinha contrato com o SBT. assinava com o pseudônimo de Adamo Angel. Para a Manchete fez as novelas;"Rosa dos Rumos";"Filhos do Sol";"O Guarani"; "Retrato de Mulher"; "Xica da Silva";"Fascinação". Mas a novela ,"Xica da Silva" fez tanto sucesso, que a história de seu pseudônimo foi revelada e ele voltou ao SBT. Seu sucesso maior, porém, veio a seguir, quando ele foi para a Rede Globo de Televisão e fez uma sequëncia de grandes novelas. Isso aconteceu em 2000. Ele assinou:"O Cravo e a Rosa"; "Brava Gente'; "A Padroeira";; "Esperança";"Chocolate com Pimenta"; "Alma Gêmea"; e "O Profeta". ( 2006-2007) Todas marcaram seu estilo leve, engraçado, bem brasileiro e que atinge profundamente o coração do povo. Walcyr Carrasco escreve crônicas para a Revisa Veja São Paulo. E tem vários livros publicados, sendo o último;"Senhora das Velas". Ele é um principais autores de novelas, no cenário artístico atual.

Rotina do dia-a-dia


Cama.Vaso,descarga.Pia,sabonete.Água.Escova,creme dental,água.Mesa,cadeira,xícara,leite,toddy, sucrilhos. Sutiã,blusa,calcinha,saia,sapato.Escova de dente,pia,água.Escova, cabelo.Chave, porta. escolar,controle,portão.Colégio,carteirinha,escada,sala de aula,mesa,cadeira.Mochila, livro,caderno,mesa.Professor(a).Fila,dinheiro,pão-de-queijo, toddy.Escada,sala de aula.Mesa,cadeira,material.Carro,casa,almoço,descanso. Dever de casa,xícara,leite, toddy , pão .Biscoito.Dever de casa .Televisor ,cadeira. Pijama,escova de cabelo,escova de dente , água. Vaso, descarga. Pia,sabonete. Água. Coberta, travesseiro ,cama
                                            

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Luis Da Câmara Cascudo




Biografia: Luís Da Câmara Cascudo

Nasceu em 30 de dezembro de 1898,na cidade de Natal,Estado do Rio Grande Do Norte.Filho único de Francisco Justino de Oliveira Cascudo, um influente coronel da Guarda Nacional e de Ana Maria Da Câmara Cascudo.
  Estudou no Externato Coração de Jesus e no Colégio Santo Antônio.Chegou a cursar medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, porém desistiu do curso e foi estudar Direito na Faculdade do Recife.Câmara Cascudo casou-se em 1929 com Dália,com quem teve dois filhos.
  Câmara Cascudo trabalhou como professor , diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal "A república" e outros veículos.foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  Lançou mais de 150 livros, escreveu até seus últimos dias de sua vida , o primeiro livro,"Alma Patrícia" , foi lançado em 1921.Em 1939 lançou a obra "Vaqueiros e Cantadores" livro que destacou o seu nome entra os autores que escreviam sobre a sabedoria popular.
  1954-Livro: "Dicionário do Folclore Brasileiro"
  1959-Livro:"Rede de Dormir"
  1967-Livro: "História de Alimentação no Brasil"
  Fim da Década de 60: "Nomes da Terra"
  1965-Livro: "História do Rio Grande do Norte"
  Fundou a sociedade Brasileira de folclore e até os dias de hoje é referência de autor e pesquisa relacionado ao folclore brasileiro.
  Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não querer abandonar a sua terra não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite de ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino. Câmara Cascudo faleceu em Natal, no dia 30 de julho de 1986

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Biografia de Ruth Rocha

Ruth Rocha nasci na capital paulista , em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
 Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia . Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969.
 Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha Mariana. 
 De 1973 até 1981, volta a dirigir publicações infantis para a Editora Abril , participa das coleções Conte um      Conto, Beija-Flor, e histórias de Recreio, e lança o Reizinho Mandão (1978).Em 1989 é escolhida pela ONU para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos Intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.

Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo-Planeta Terra, Nossa casa. Em 1995 lança o dicionário Ruth Rocha. É autora da série didática Escrever e Criar...É só começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997.Em 1999 finaliza a versão Infanto-Juvenil de Odisséia, de Homero

terça-feira, 10 de abril de 2012

Carlos Drummond : Salvar Passarinho

                                         Salvar Passarinho
Vou sair.
Se sair nao volta.
Por quê ? Só vou salvar o pássaro machucado.
Mas se o sinal abrir vou embora, o táximetro ta rodando
Então tome o dinheiro já de uma vez.
Mas você também tem seu embrulho.
Eu pego ele, mas vou salvar o coitado
Me desculpe, mas nao dá, o doutor não irá conseguir atravessar com esse embrulho,
apanhar o pássaro machucado e voltar com os dois.
Mas nao custa tentar.
Acha que consegue ?
Sim.
Meu caro, nao dá mais tempo, o sinal abriu
Se a gente nao tivesse ficado discutindo aqui, daria tempo deu ter ido salvar o coitado
É.
Agora vou ficar pensando no pobre coitado, que infeliz está.

Carlos Drummond : Pescadores

  Todo domingo aquele mesmo esquema
  Praia , bar , soneca , futebol
  Quatro jovens executivos
  Tem uma ideia e se nos descemos uns pescadores
  Falou
  Então vamos
  Chegando pelas estradas barbudos a vista
  E ai pescando na boa ?
  Nossa hoje ta difícil pegar peixe
  Toma peixes para vocês
  Opa valeu ! ta na brassa ?
  Logico
  tomando um uisquezinho ai ?
  Claro um uisquezinho não e de se dispensar
  Vamos fazer um programa para vocês
  Qual ?
  Aprenda a viver no rio
  Bora chama a família
  Ok
  E as mulheres falam seus folgados
  E ele muda de programa muda
  E para aliviar a tenção serviram uísques aos adultos e refrigerante as crianção.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Poesia de Carlos Drummond de Andrade : Sentimento Do Mundo

Sentimento Do Mundo
Tenho apenas duas mãos 
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer

esse amanhecer
mais noite que a noite

Carlos Drummond de Andrade : VÓ caiu na piscina

                                           VÓ CAIU NA PISCINA
 A vó caiu 
 Caiu onde ?
 Na piscina
 Ah
 Ajuda pai ,
 Ajuda a vovó
 Para que ?
 Para ela sair da piscina
 Decha ela
 Mais pai, ela caiu
 Ok, decha ela la
 Mais pai, a vovó caiu na piscina 
 Tah meu filho, decha ela si divertir
 Mais ela caiu
 Tah
 Pai você nao acredita em mim.
 Acredito sim
 Nao
 Sim
 Eduardo, sua mae caiu na piscina
 Você também Fátima ?
 Sua mãe Eduardo, caiu , tropeçou , escorregou e caiu na piscina
 O que ?
 É isso mesmo, ela ta pedindo Socorro
               Eduardo saiu correndo para ajudar sua mae :
 Mae desculpa , o garoto nao me disse nada direito.
 Tudo bem filho, obrigada
     Caricatura de Carlos Drummond de Andrade 

segunda-feira, 19 de março de 2012

2012

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

                                              DADOS BIOGRÁFICOS

a) Nome completo do poeta : Carlos Drummond de Andrade

b) Data de nascimento : 31/10/1.902

c) Local : Itabira do Mato Dentro
                                           
PERCURSO DO POETA
                                           
Itabira-Fatos Marcantes

a) Onde viveu-casas(duas) : Fazendo do Portal e em uma casa em BH onde hoje é um museu

b) Um poema sobre Itabira: Confidência do Itabirano
                                         
 BELO HORIZONTE
a) Fatos marcantes - Matriculado no Colégio Anchieta. Um ano depois é expulso por
"insubordinação mental" após um incidente com o professor de português  e volta para Belo Horizonte

b)Atuação como funcionário público : Foi chefe do diário do jornal "Estado de Minas"

-Imprensa Oficial : No mesmo ano, funda com outros escritores " A revista",que, embora só conheça três edições, será importante para a afirmação do movimento modernista mineiro

c) Um poema sobre BH - Praça da estação :


Duas vezes a conheci: antes e depois das rosas.
Era a mesma praça, com a mesma dignidade,
O mesmo recado para os forasteiros: esta cidade é uma
promessa de conhecimento, talvez de amor.
A segunda Estação, inaugurada por Epitácio,
O monumento de Starace, encomendado por Antônio Carlos
São feios? São belos?
São linhas de um rosto, marcas da vida.
A praça da entrada de Belo Horizonte,
Mesmo esquecida, mesmo abandonada pelos poderes públicos,
Conta pra gente uma história pioneira.
De homens antigos criando realidades novas.
É uma praça - forma de permanência no tempo.
E merece respeito.
Agora querem levar para lá o metrô de superfície.
Querem mascarar a memória urbana, alma da cidade
Num de seus pontos sensíveis e visíveis.
Esvoaça crocitante sobre a praça da Estação
O Metrobel decibel a granel sem quartel
Planejadores oficiais insistem em fazer de Belo Horizonte
Linda, linda, linda de embalar saudade
Mais uma triste anticidade.
 

                            RIO DE JANEIRO : VIDA

a) vida e poesia : Nono filho de Carlos de Paula Andrade (fazendeiro) e Julieta Augusta Drummond de Andrade, Carlos Drummond de Andrade nasce na cidade mineira de Itabira do Mato Dentro. Estuda em Belo Horizonte e, em 1918, muda-se para Friburgo (RJ), sendo matriculado no Colégio Anchieta. Um ano depois, é expulso por "insubordinação mental", após um incidente com o professor de português, e volta para Belo Horizonte.

Em 1925, casa-se com Dolores Dutra de Moraes e conclui o curso de farmácia em Ouro Preto, mas não exercerá a profissão. No mesmo ano, funda com outros escritores "A Revista", que, embora só conheça três edições, será importante para a afirmação do movimento modernista mineiro.
                                                       POESIA
Confidencia do Itabirano :
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa…
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
 b) Morte e homenagens : Carlos Drummond de Andrade morreu em : 17/08/1987
                                         MORTE
No dia 31 de janeiro escreve seu último poema, "Elegia a um tucano morto" que passa a integrar "Farewell", último livro organizado pelo poeta. No dia 5 de agosto, depois de 2 meses de internação, falece sua filha Maria Julieta, vítima de câncer. "E assim vai-se indo a família Drummond de Andrade" - comenta o poeta. Seu estado de saúde piora. 12 dias depois falece o poeta, de problemas cardíacos e é enterrado no mesmo túmulo que a filha, no Cemitério São João Batista do Rio de Janeiro.  
                                            HOMENAGENS
É homenageado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, com o samba enredo "No reino das palavras", que vence o Carnaval 87.

c) Citar obras importantes : O poeta deixa obras inéditas: "O avesso das coisas" (aforismos), "Moça deitada na grama", "O amor natural" (poemas eróticos), "Viola de bolso III" (Poesia errante), hoje publicados pela Record; "Arte em exposição" (versos sobre obras de arte), "Farewell", além de crônicas, dedicatórias em verso coletadas pelo autor, correspondência e um texto para um espetáculo musical, ainda sem título.  Edições de "Moça deitada na grama", "O avesso das coisas" e reedição de "De notícias e não notícias faz-se a crônica" pela Editora Record. Edição de "Crônicas - 1930-1934". Edição de "Un chiaro enigma" e "Sentimento del mondo", Itália. Publicação de "Mundo Grande y otros poemas", na série Los grandes poetas, em Buenos Aires.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Por que eu estou criando este blog ?

Estou criando este blog para mostrar para vocês um pouco do que estou aprender em 2012 na aula de português da professora Maria de Lourdes