segunda-feira, 7 de maio de 2012

Biografia de Ruth Rocha

Ruth Rocha nasci na capital paulista , em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
 Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia . Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969.
 Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha Mariana. 
 De 1973 até 1981, volta a dirigir publicações infantis para a Editora Abril , participa das coleções Conte um      Conto, Beija-Flor, e histórias de Recreio, e lança o Reizinho Mandão (1978).Em 1989 é escolhida pela ONU para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos Intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.

Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo-Planeta Terra, Nossa casa. Em 1995 lança o dicionário Ruth Rocha. É autora da série didática Escrever e Criar...É só começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997.Em 1999 finaliza a versão Infanto-Juvenil de Odisséia, de Homero

Nenhum comentário:

Postar um comentário