quinta-feira, 10 de maio de 2012

Biografia: Luís Da Câmara Cascudo

Nasceu em 30 de dezembro de 1898,na cidade de Natal,Estado do Rio Grande Do Norte.Filho único de Francisco Justino de Oliveira Cascudo, um influente coronel da Guarda Nacional e de Ana Maria Da Câmara Cascudo.
  Estudou no Externato Coração de Jesus e no Colégio Santo Antônio.Chegou a cursar medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, porém desistiu do curso e foi estudar Direito na Faculdade do Recife.Câmara Cascudo casou-se em 1929 com Dália,com quem teve dois filhos.
  Câmara Cascudo trabalhou como professor , diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal "A república" e outros veículos.foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  Lançou mais de 150 livros, escreveu até seus últimos dias de sua vida , o primeiro livro,"Alma Patrícia" , foi lançado em 1921.Em 1939 lançou a obra "Vaqueiros e Cantadores" livro que destacou o seu nome entra os autores que escreviam sobre a sabedoria popular.
  1954-Livro: "Dicionário do Folclore Brasileiro"
  1959-Livro:"Rede de Dormir"
  1967-Livro: "História de Alimentação no Brasil"
  Fim da Década de 60: "Nomes da Terra"
  1965-Livro: "História do Rio Grande do Norte"
  Fundou a sociedade Brasileira de folclore e até os dias de hoje é referência de autor e pesquisa relacionado ao folclore brasileiro.
  Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não querer abandonar a sua terra não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite de ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino. Câmara Cascudo faleceu em Natal, no dia 30 de julho de 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário