Nasceu em 30 de dezembro de 1898,na cidade de Natal,Estado do Rio Grande Do Norte.Filho único de Francisco Justino de Oliveira Cascudo, um influente coronel da Guarda Nacional e de Ana Maria Da Câmara Cascudo.
Estudou no Externato Coração de Jesus e no Colégio Santo Antônio.Chegou a cursar medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, porém desistiu do curso e foi estudar Direito na Faculdade do Recife.Câmara Cascudo casou-se em 1929 com Dália,com quem teve dois filhos.
Câmara Cascudo trabalhou como professor , diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal "A república" e outros veículos.foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Lançou mais de 150 livros, escreveu até seus últimos dias de sua vida , o primeiro livro,"Alma Patrícia" , foi lançado em 1921.Em 1939 lançou a obra "Vaqueiros e Cantadores" livro que destacou o seu nome entra os autores que escreviam sobre a sabedoria popular.
1954-Livro: "Dicionário do Folclore Brasileiro"
1959-Livro:"Rede de Dormir"
1967-Livro: "História de Alimentação no Brasil"
Fim da Década de 60: "Nomes da Terra"
1965-Livro: "História do Rio Grande do Norte"
Fundou a sociedade Brasileira de folclore e até os dias de hoje é referência de autor e pesquisa relacionado ao folclore brasileiro.
Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não querer abandonar a sua terra não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite de ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino. Câmara Cascudo faleceu em Natal, no dia 30 de julho de 1986
Nenhum comentário:
Postar um comentário