segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vinicius de Moraes

nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de outubro de 1913. Filho de funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz. Desde cedo já mostrava interesse na poesia. 
     Ingressou no colégio jesuíta, Santo Inácio. Entrou para o coral da igreja, onde aprendeu mais sobre música e suas habilidades musicais. Em 1929 iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. 
    Em 1933 publica "O Caminho para a Distância", não exercendo a advocacia. Foi estudar em Londres.
    Vinicius casou-se nove vezes e teve 5 filhos. 
    De volta para o Brasil, Vinicius dedica-se a poesia e a música popular brasileira. Fez parcerias com: Toquinho, Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Francis Hayme, Carlos Lyra, e Chico Buarque. Entre as músicas principais estão: Aquarela, Garota de Ipanema, A Casa, Gente Humilde, Eu Sei que Vou te Amar....
    Vinicius compôs poesias profundamente cristãs, como " O Caminho para a Distância" , e em "Forma de Exegese". Também em algumas poesias se ressalta as mulheres e o amor, como em: " Ariana, A Mulher". 
    Marcos Vinicius de Mello Moraes morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário