segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jules Gabriel Verne

Jules Gabriel Verne, conhecido popularmente como Júlio Verne foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Nantes em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens (França). Ganhou grande destaque no cenário literário internacional através de suas novelas de aventuras que fizeram e ainda fazem muito sucesso.
Júlio passou a infância com a família na cidade de Nantes. Por ser uma cidade portuária, alguns biógrafos do escritor afirmam que Júlio Verne adorava ficar olhando os navios chegarem e partirem. Este fato pode ter estimulado seu gosto pelas aventuras e viagens.
No início da fase adulta, foi enviado pelo pai para a cidade de Paris com o objetivo de que estudasse Direito e seguisse assim a mesma carreira do pai. Porém, na capital francesa passou a desenvolver grande interesse por teatro e literatura.
Deixou de lado o estudo das leis, fato que lhe causou o corte da ajuda financeira que vinha regularmente do pai. Para sobreviver, passou a trabalhar como corretor de ações. 
Em 1857, se casou com Honorine de Morel, uma viúva com dois filhos. Em 1861, teve um filho com ela que se chamou Michel Jean Pierre Verne.
No começo da década de 1860, já bastante familiarizado com setores da intelectualidade francesa, entrou em contato com os grandes escritores Victor Hugo e Alexandre Dumas.
Em 1863, foi publicada sua primeira grande obra: "Cinco Semanas em um Balão". A obra fala sobre uma viagem em um balão de hidrogênio sobre o território africano. Júlio Verne mostrou, nesta obra, importantes aspectos geográficos, culturais e até mesmo sobre a vida animal da África. As informações contidas no livro, e que muitos julgavam ser fictícias, vieram das pesquisas feitas por Júlio Verne e também se sua rica imaginação. Com esta obra, Júlio Verne passou a ser famoso, além de ganhar um bom dinheiro que lhe garantiu estabilidade financeira para escrever outros livros.
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura se expandia e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. Sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspectos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
Principais obras de Júlio Verne:
 - Cinco semanas em um balão - 1863
- O capitão Hateras - 1864-1867
- Viagem ao centro da terra - 1864
- Da Terra à Lua - 1865
- Os filhos do capitão Grant - 1866-1868
- Vinte mil léguas submarinas -1870
- Os conquistadores - 1870

Pedro Bandeira


Pedro Bandeira de Luna Filho (1942) é escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Se destacou com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu, entre outro, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro.
Pedro Bandeira nasceu em Santos, São Paulo, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para a capital, onde estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Casou-se com Lia, com quem teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício.
Além de professor, trabalhou em teatro profissional até 1967 como ator, diretor, cenógrafo e com teatro de bonecos. Mas desde 1962, já trabalhava também na área de jornalismo e publicidade, começando na revista "Última Hora" e depois na Editora Abril, onde escreveu para diversas revistas e foi convidado a participar de um coleção de livros infantis.
O primeiro livro "O dinossauro que fazia au-au", voltado para as crianças, fez um grande sucesso. Mas foi com "A Droga da Obediência", voltado para adolescentes, que ele considera seu público alvo, que se consagrou.
Desde 1983, Pedro Bandeira dedicou-se inteiramente à literatura. Ele garante que a experiência em jornais e revistas o ajudaram como escritor, uma vez que o jornalista é obrigado a estar preparado para escrever sobre quase tudo. Ele escrevia para revista de adolescente e para publicações técnicas. Foi aprendendo a criar um estilo para cada público.
Estudou psicologia e educação para entender em que faixa etária a criança acha o pai herói, com qual idade acha ele um idiota e quando está pronta para questionar tudo e todos. "Sem esse conhecimento é impossível criar um personagem com o qual o leitor que você pretende atingir se identifique". A inspiração para cada história, segundo o autor, vinha de livros que leu e nos acontecimentos de sua própria vida.
Criatividade nunca faltou ao santista, mas quando isso acontece, Pedro abre o e-mail de seu computador e começa a ler mensagens e cartas que recebe semanalmente de seus leitores de todo Brasil. "As vezes tiro idéias das cartas porque o conteúdo das mensagens são os mais diversos. Tem quem pede conselho sentimental, outros dizem que não se dão bem com os pais e já recebi até carta de presidiário. Tento responder a todas".
Pedro Bandeira é o autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.
Já escreveu mais de 50 livros, entre eles a série "Os Karas", "A marca de uma lágrima", "Agora estou sozinha...", "A hora da verdade" e "Prova de Fogo".

Walcyr Carrasco

Walcyr Carrasco nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Bernardino de Campos, em 2 de dezembro de 1951.Dedicou-se sempre a escrever. Em televisão apareceu em 1989, assinando a novela: 'Cortina de Vidro", no SBT. Depois foi para a TV Manchete, mas como tinha contrato com o SBT. assinava com o pseudônimo de Adamo Angel. Para a Manchete fez as novelas;"Rosa dos Rumos";"Filhos do Sol";"O Guarani"; "Retrato de Mulher"; "Xica da Silva";"Fascinação". Mas a novela ,"Xica da Silva" fez tanto sucesso, que a história de seu pseudônimo foi revelada e ele voltou ao SBT. Seu sucesso maior, porém, veio a seguir, quando ele foi para a Rede Globo de Televisão e fez uma sequëncia de grandes novelas. Isso aconteceu em 2000. Ele assinou:"O Cravo e a Rosa"; "Brava Gente'; "A Padroeira";; "Esperança";"Chocolate com Pimenta"; "Alma Gêmea"; e "O Profeta". ( 2006-2007) Todas marcaram seu estilo leve, engraçado, bem brasileiro e que atinge profundamente o coração do povo. Walcyr Carrasco escreve crônicas para a Revisa Veja São Paulo. E tem vários livros publicados, sendo o último;"Senhora das Velas". Ele é um principais autores de novelas, no cenário artístico atual.

Rotina do dia-a-dia


Cama.Vaso,descarga.Pia,sabonete.Água.Escova,creme dental,água.Mesa,cadeira,xícara,leite,toddy, sucrilhos. Sutiã,blusa,calcinha,saia,sapato.Escova de dente,pia,água.Escova, cabelo.Chave, porta. escolar,controle,portão.Colégio,carteirinha,escada,sala de aula,mesa,cadeira.Mochila, livro,caderno,mesa.Professor(a).Fila,dinheiro,pão-de-queijo, toddy.Escada,sala de aula.Mesa,cadeira,material.Carro,casa,almoço,descanso. Dever de casa,xícara,leite, toddy , pão .Biscoito.Dever de casa .Televisor ,cadeira. Pijama,escova de cabelo,escova de dente , água. Vaso, descarga. Pia,sabonete. Água. Coberta, travesseiro ,cama
                                            

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Luis Da Câmara Cascudo




Biografia: Luís Da Câmara Cascudo

Nasceu em 30 de dezembro de 1898,na cidade de Natal,Estado do Rio Grande Do Norte.Filho único de Francisco Justino de Oliveira Cascudo, um influente coronel da Guarda Nacional e de Ana Maria Da Câmara Cascudo.
  Estudou no Externato Coração de Jesus e no Colégio Santo Antônio.Chegou a cursar medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, porém desistiu do curso e foi estudar Direito na Faculdade do Recife.Câmara Cascudo casou-se em 1929 com Dália,com quem teve dois filhos.
  Câmara Cascudo trabalhou como professor , diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e exerceu atividade de jornalista escrevendo crônica diária no jornal "A república" e outros veículos.foi divulgador do integralismo e lecionou direito internacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  Lançou mais de 150 livros, escreveu até seus últimos dias de sua vida , o primeiro livro,"Alma Patrícia" , foi lançado em 1921.Em 1939 lançou a obra "Vaqueiros e Cantadores" livro que destacou o seu nome entra os autores que escreviam sobre a sabedoria popular.
  1954-Livro: "Dicionário do Folclore Brasileiro"
  1959-Livro:"Rede de Dormir"
  1967-Livro: "História de Alimentação no Brasil"
  Fim da Década de 60: "Nomes da Terra"
  1965-Livro: "História do Rio Grande do Norte"
  Fundou a sociedade Brasileira de folclore e até os dias de hoje é referência de autor e pesquisa relacionado ao folclore brasileiro.
  Publicou suas obras no Brasil e no exterior, por não querer abandonar a sua terra não aceitou ser membro da Academia Brasileira de Letras, e ainda rejeitou o convite de ser reitor da Universidade de Brasília, convite feito na época pelo então presidente Juscelino. Câmara Cascudo faleceu em Natal, no dia 30 de julho de 1986

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Biografia de Ruth Rocha

Ruth Rocha nasci na capital paulista , em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
 Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia . Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969.
 Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha Mariana. 
 De 1973 até 1981, volta a dirigir publicações infantis para a Editora Abril , participa das coleções Conte um      Conto, Beija-Flor, e histórias de Recreio, e lança o Reizinho Mandão (1978).Em 1989 é escolhida pela ONU para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos Intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.

Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo-Planeta Terra, Nossa casa. Em 1995 lança o dicionário Ruth Rocha. É autora da série didática Escrever e Criar...É só começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997.Em 1999 finaliza a versão Infanto-Juvenil de Odisséia, de Homero